Simples Novidades

Gosto de novidade. Das boas, bem entendido. Não precisa nem ser aquelas ótimas, espetaculares. As simplesinhas já provocam aquela sensação de movimento que me faz tão bem. É como quando entramos no carro, com a janela aberta, e assim que ele se põe a andar percebemos o vento no rosto. Inicialmente fraquinho, depois cada vez mais forte, conforme a velocidade do deslocamento aumenta, mas em todos os casos, prazeroso.

Qualquer novidade, adquirir algo para a casa, mudar o visual, trocar os móveis de lugar, pedir uma muda de planta para a vizinha, iniciar uma atividade física regular, mesmo que uma prosaica caminhada, iniciar uma leitura, um estudo, podem ser o estímulo para vencer a inércia, o impulso inicial a partir do qual conseguimos nos colocar em movimento. E mesmo que o sentido e o objetivo não estejam claros, o movimento nos coloca em contato com oportunidades, pois elas dificilmente batem à nossa porta, precisamos buscá-las. Sabe aquela citação “uma longa caminhada começa com o primeiro passo”? Pois esse é o ponto. Dar um passo. Mesmo que este esteja muito distante do nosso objetivo – se preciso de um emprego, como plantar uma muda vai me ajudar?! Ajuda sim, melhorando a sua disposição interna, produzindo uma pequena satisfação se você gosta de colocar a mão na terra, melhorando o seu humor, a sua fisionomia, renovando o otimismo. Ficar parado lamentando a sorte é que não irá produzir nada positivo.

Comumente nos acostumamos com o que temos de bom, nossa saúde, nossos bens, nossas atividades, e ficamos à espera do excepcional e do surpreendente para ficarmos animados, alguma coisa marcante que possamos colocar orgulhosamente na lista das conquistas. E as conquistas vêm, claro, dependendo do esforço, dedicação e do tempo necessário. E como são empolgantes quando acontecem! Nos fazem sentir fortes, capazes, cheios de energia, praticamente invencíveis. E então o tempo passa e elas já nem nos parecem tão empolgantes assim. Queremos outra e esta igualmente demandará esforço, dedicação e tempo. E o que fazer durante esse tempo de espera? Providenciar novidades simples que têm também a capacidade de alegrar nosso dia a dia é uma ideia.

Comecei o ano mudando as cores e o layout do site, enfeitei a sacada com uma nova planta - transplantei o pinheiro de natal, na esperança de que ele permaneça verde até o próximo dezembro -, iniciei a primeira leitura do ano e estou ensaiando um novo corte de cabelo. Gosto de novidade, das simplesinhas mesmo. E já estou planejando as próximas!